quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

CESÁRIA ou PARTO VAGINAL - Explicação número IV

Durante muitos anos se esgrimiu o argumento de que embora a cesárea não doesse na hora, doeria mais do que o parto vaginal com a episiotomia (Corte que se faz na vagina para alargar o canal vaginal e com isto poupar um pouco a musculatura da vagina.) a posteriori.
Tenho reparos a fazer: A anestesiologia progrediu muito nos últimos anos. Surgiram novas técnicas de analgesia. E, principalmente, os médicos começam a perder o medo de usar analgésicos em doses mais generosas (Só a título de ilustração: Deixava-se para usar a morfina só para situações de dores intensíssimas ou casos finais. Hoje isto mudou muito. Perguntaram ao Nelson Piquet se ele havia sofrido muito com as dores depois do seu acidente nos EUA. – Que nada! Passei aquele período voando, porque me deram tanta morfina que, além de eu não ter dor, vivia num constante bem-estar eufórico – a frase pode não ter sido exatamente esta, mas o sentido sim. Ficou “viciado”? Aparentemente não. Dizem alguns que, em algumas situações, não se cria a dependência e, dizem outros, que só fica dependente quem tem a tendência à dependência. Não assino embaixo de nenhuma destas teses por que não tenho conhecimento suficiente para faze-lo.) Hoje conheço várias mulheres que me relataram que, tanto no parto vaginal, como em cesáreas, não sofreram praticamente dor nenhuma, quer na hora, quer no pós-imediato por conta de uma analgesia bem conduzida.

4 comentários:

Maroto disse...

já quem passou 42 horas em trabalho de parto esperando a dilatação que não acontecia porque "só se faz cesárea quando há risco para a mãe ou o bebê" sabe bem o que é dor.

Marcia disse...

ah, acho que eu ia querer morfina. ia achar o bebê lindo, o médico lindo, o marido lindo. dependendo da dose, era capaz de achar o Piquet bem-humorado.

Maroto disse...

o Piquet era bem humorado (ou será que eu acho isso só porque gostava mais da personalidade dele que da do bom moço Airton Senna?)

Marcia disse...

"o Piquet era bem humorado." :P
ah, esta percepção de urubuzinho é fantástica.

o Piquet levou o "troféu limão" dos jornalistas várias vezes, em razão de seu humor adorável. :B