sábado, 5 de janeiro de 2008

CESÁREA OU PARTO VAGINAL?

Estou iniciando uma série, que por ser longa, será publicada por capitulos. Se para alguém for enfadonho, é só passar adiante.
Desde os tempos em que eu estudava na Faculdade de Medicina da UFRGS os professores defendiam a idéia de que se se pudesse escolher, se deveria optar pelo parto vaginal, deixando as cesarianas para situações bem específicas.
A prática me mostrou que não era assim que as coisas aconteciam.
Agora, no mês de dezembro, acompanhei o final de gestação de algumas pessoas da minha relação. As cesáreas deram de goleada.
Os médicos são bons. As pacientes são normais. Então, o que está acontecendo?
Para mim, são várias as explicações, gostaria de compartilha-las com vocês.Devo, novamente, alertar que estou falando de pessoas da classe média para cima. De pessoas do Rio Grande do Sul. Do Brasil.
Segue amanhã.

2 comentários:

Marcia disse...

mas de novo, o folhetim?
vou aí te bicar. :P

eu nunca passei por isso, mas não teria dúvida: cesárea.
e que me levassem sedada e eu não visse nada.
e só me acordassem quando o rebento estivesse bem limpinho, cheirosinho e me amando.

Maroto disse...

também vou comentar em episódios então :P
Quando eu estava grávida, tive que fazer um daqueles cursinhos nojentos em que ficam te dizendo como é lindo estar inchando como um baiacu e te colocam em situações ridículas tipo o marido ter que fazer carinho nas costas para sentirem um ao outro quando vocês acabaram de ter uma briga daquelas no caminho para a reunião. No meio desse pesadelo, passaram um videozinho mostrando um parto normal e uma cesárea, para todas vermos como o parto normal era mais bacana. Saí nauseada, eu é que não queria minha vagina deformada daquele jeito. Não adiantou ninguém me dizer que não ia ficar tudo flácido e horrível, só calei a boca porque vi que não iam adiantar nada os meus protestos.


PINTA, pro rebento estar nessas condições, tu ias ter que ficar em coma uns 30 anos. No mínimo.