Durante a Guerra Civil Espanhola foi consagrada uma expressão. A 5ª Coluna. É que as forças nacionalistas de Franco cercavam Madrid com 4 colunas. Ele dizia que com estas colunas e mais uma outra, que ele chamava de 5ª Coluna, que seria formada pelos resistentes de Madrid, ele tomaria esta cidade.
Para os derrotados, socialistas, comunistas, anarquistas e republicanos, a expressão 5ª Coluna virou sinônimo de traição, traidores.
Por analogia costumo dizer que todo homem de mais de 50 anos tem uma 5ª Coluna dentro de si. Ele se encarrega de se desmoralizar, de se achar incompetente, ou que vai ser tomado como.
É lógico que com estes pensamentos este sujeito estará a um passo da brochada ou de um desempenho pífio.
Tinha um que dizia que bastava ele entrar num motel com uma mulher bonita e gostosa e olhar no espelho para que ele brochasse. Pelo que ele via dele mesmo.
A traição no caso é criada pelo descaso que ele faz de suas qualidades. Ele esquece é que se ela está com ele ali, no motel, é porque enxerga qualidades nele. Qualidades que ele tem e que não valoriza, apenas porque não estão nos parâmetros dele de qualidade.
Estou falando de homens, mas poderia estar falando de mulheres também. Mas sempre falando do mesmo problema. Pessoas que valorizam alguns aspectos, que julgam fundamentais, esquecendo que outras qualidades podem ser muito valorizadas, essenciais mesmo para uma outra pessoa.
Portanto lembre-se. Se alguém o(a) escolheu não questione a escolha. Apenas sinta-se um privilegiado(a) por haver sido escolhido(a).
2 comentários:
eis aí um caso superlativo de ótimo conselho difícil pra caramba de seguir
Minha querida Maroto.
É que nós estamos tão condicionados por alguns valores que eles acabam parecendo naturais, absolutos certos. Inquestionáveis. Em verdade, em verdade, ainda hoje vos digo, ISTO É ESCRAVIDÃO!
Carrion, o peremptório.
Postar um comentário