sábado, 13 de outubro de 2007

ARTE E BELEZA – A BIENAL I


Como já disse antes, para mim a Arte tem de ter um compromisso hedonístico. Claro que aceito que pensem diferente de mim. Só que a argumentação dos outros, inclusive da Débora, não conseguiu fazer com que eu mudasse este ponto de vista.
Os vídeos, as instalações, com exceção de pouquíssimas, nenhuma desta Bienal porto alegrense, conseguem mexer com as minhas emoções (do ponto de vista artístico não considero o tédio como uma emoção, a não ser quando o artista quer mostrar o tédio).
A foto que acompanha este comentário, por exemplo, tem um fundamento artístico (se vai ser considerada bela, ou não, é outra coisa).
A combinação de cores dá vida a uma natureza morta, entre outras coisas porque há uma sugestão de que algo foi feito e algo será feito a partir de então. Neste espaço de fantasias, de deduções, de intuições, de desejos, ao som dos quais a imaginação pode dançar, é que está o aspecto artístico, pelo menos para mim.

Um comentário:

Marcia disse...

ai... a Bienal tá muito ruim.
não me disse nada também.

já vi tanta coisa interessante nas Bienais de SP, e as duas últimas Bienais do Mercosul foram uma decepção. esta de 2007, especialmente.