quarta-feira, 2 de abril de 2008

PRIMUS IN ORBE DEAS FECIT TIMOR *

CIÊNCIA OU FÉ?
Nesta excursão que fiz pelo sul do estado estive na Praia do Laranjal em Pelotas. Ao sair da cidade para pegar a estrada para Porto Alegre me perdi e acabei passando por dois bairros pobres da periferia.
No espaço de poucas quadras passei por um monte igrejas e templos. Adventistas, Presbiterianas, Universal do Reino de Deus, do Evangelho Quadrangular, Batistas e outras cujo nome não lembro. Fiquei pensando naquilo. Cada uma daquelas igrejas existe porque existem pessoas, várias, que as freqüentam. As pessoas daquelas vilas são pobres, provavelmente sem maiores perspectivas na vida, despreparadas para lidar com este mundo em alucinante mudança.

Por isto, estas pessoas, penso eu, precisam de algo em que se agarrar nos momentos de sofrimento, em algo que lhes ilumine o futuro e o desconhecido, mesmo que o vislumbrado seja uma Quimera que, como todas as quimeras, é apenas ilusória.
Já li diversos artigos que falam da desilusão das pessoas com a Ciência que, por esta não lhes ter melhorado a qualidade de vida, acabaram voltando para a Fé.
Tenho uma opinião diferente.
As pessoas voltaram para a Fé porque a Ciência dá muito trabalho, exige estudo, lidar com elementos complexos, tem sempre inúmeras variáveis a serem levadas em conta e, ainda por cima, não consegue dar respostas a tudo.
A Fé só exige uma coisa. Que se a tenha. Que nos entreguemos a ela. Que aceitemos os seus dogmas que, estes sim, podem dar respostas a tudo.
Vou voltar a este assunto, mas com argumentos de outros.
*OS PRIMEIROS TERRORES CRIARAM OS DEUSES (tradução livre minha)

Nenhum comentário: