domingo, 20 de abril de 2008

MARIO MENEZES

Hoje morreu um grande amigo meu. O MARIO MENEZES, uma grande figura humana.
Por ironia, ele que era dono de um coração maravilhoso para os que com ele conviviam, morreu de um problema cardíaco.
No primeiro momento a notícia dá um choque.
Depois a gente quer saber o que houve.
Depois começam as racionalizações para entender o que não é para ser entendível. Se morre porque se morre. Porque é este o destino de todos nós, morrer.
Depois se quer reconstituir os últimos passos do parceiro, quase como se se acreditasse que, existindo uma falha no processo, graças a este equívoco se pudesse impedir que o amigo partisse.
Finalmente eu me dei conta que ele partiu e que só continuará vivo na minha memória, enquanto eu for vivo.
Estava fora, não sabia se poderia voltar a tempo do enterro. Deu tempo. Mas não fui ao enterro. Alguns podem me chamar de covarde. Ou egoísta.
Eu acho que não fui porque quero manter como última lembrança, não ele dentro de um caixão, mas como um cara sorridente, como eu o vi na última vez que nos encontramos no Barranco.
-Tchê!. Dom Mário, qué surpresa agradáble!
-E aí Quadradinho tudo bem?



2 comentários:

Maroto disse...

Cuidar que o teu amigo permaneça faceiro e com o coração enorme batendo firme na tua memória não tem nada de egoísta ou covarde.

Rubens disse...

O Mário era meu vizinho de casa na Rivadávia.