quarta-feira, 12 de março de 2008

UFA! ACHO QUE DESTA EU ME SAFEI - Os Pecados Capitais

Pecados Capitais

Vaidade
Inveja
Ira
Preguiça
Avareza
Gula
Luxúria

Novos Pecados
Fazer modificação genética
Poluir o meio ambiente
Causar injustiça social
Causar pobreza
Tornar-se extremamente rico
Usar drogas



Pois hoje soube que aumentou o número de pecados. Pensei: “Puxa vida! Mais um problema pra me preocupar.” “Já não bastavam os outros?”
Mas depois me acalmei, não me enquadrei em nenhum deles, pelo menos de uma maneira mortal.
Mas por via das dúvidas resolvi fazer uma revisãozinha de como eu andava de contas, para o caso do Céu e Inferno existirem. Sabem como é que é. Nunca se sabe o que nos espera na outra margem do rio Aqueronte.
Vaidoso nunca fui, a valer. Não vou negar que tive e tenho as minhas vaidadezinhas, mas nada demais.
Invejoso, tampouco. Claro que já tive as minhas invejas, mas foram pontuais, de duração efêmera e intensidade média. Nada que me levasse além de um pito do Hôme.
Minhas iras foram episódicas, fugazes, sem maiores conseqüências, acho até que fizeram mais mal a mim do que ao outro.
Já quando me defronto com a preguiça, sinto que a porca torce o rabo. Trabalho,
dou duro, me acordo cedo, mas sempre às voltas com o preguiçoso que tenho dentro de mim.
Avaro nunca fui, até porque nunca tive nada sobrando. Não me lembro de ficar mesquinhando, a não ser por pura implicância. Porque inticante sempre fui, em maior, ou menor grau.
Já fui guloso. E se não o sou mais, não é por temor divino. Apenas o meu corpo reclama tanto quando como demais que me faz perder a vontade.
Já a luxúria... Esta me rala do primeiro ao quinto. Não que eu seja um concupiscente de escol. Mas simplesmente a lascívia me fascina. Ela me faz cair em tentação, ou no próprio pecado. Se a luxúria for realmente um pecado, só me salvo se morrer depois dos 80, pois nesta época a máquina vai funcionar precariamente e, se tiver uma atividade luxuriosa, ela deverá ser bem simplória, um pecadinho de segunda classe.
Quanto aos novos pecados, a minha análise mostrou que:
Não estou mais em condições de fazer modificações genéticas de tipo nenhum. Embora apóie as pesquisas com células tronco embrionárias, o meu pecado seria só de pensamento, o que me parece não mais ser pecado.
Não poluo o meio ambiente além do estritamente necessário para a minha sobrevivência.
Não sou responsável e nem causador de injustiças sociais. Posso até ter algum pecadilho, mas por outro lado, canso de ajudar pessoas de maneira desinteressada, desinteressadamente mesmo, até porque nem o faço para alcançar o Paraíso.
Não consigo ver, em nenhum dos meus atos, nada que possa, deliberadamente, causar a pobreza de quem quer que seja. Talvez um comunista/socialista, radicalíssimo, consiga encontrar alguma forma de atuar minha que causasse pobreza a outrem.
Tornar-me extremamente rico é de uma improbabilidade astronômica. Seria preciso alguém comprar um bilhete de alguma loteria multimilionária americana, dá-lo para mim, e me avisar para conferir o resultado. Nem posso me considerar rico. Portanto, este pecado, decididamente não carrego.
Não uso drogas.
Portanto, caríssimos amigos, acho que nos encontraremos no céu, para desespero dos puritanos.


2 comentários:

Unknown disse...

Inticante ! Fazia tempo que não ouvia este termo. Me deu saudades.

Maroto disse...

que droga de pecados novos. Pecados bons são os velhos, que eu tenho que fazer força pra resistir, mesmo sendo ums ave ética e de bom senso.
Desaprovei.