domingo, 23 de março de 2008

JAGUARÃO

Só para repetir uma daquelas frases pueris, meio debilóides, sentimentalóides de falsa cultura profunda. Mas... Fazer o que? O escriba também é, ou precisa ser, um pouco pueril, debilóide, sentimentalóide.
Jaguarão é uma cidade que deve ser visitada antes que o nosso, brasileiro, dito progresso irracionalista tome conta e a destrua em nome da modernidade. Que é como se traveste a especulação imobiliaria e a falta de visão dos edís e prefeitos, mais de olho na próxima eleição e na sua popularidade frente a comunidade, que costuma ser miope, do que pensar no futuro. Os próprios americanos deram-se conta de que era necessário colocar um freio para se ter um passado. Os europeus descobriram isto muito antes.
Já surgiram alguns monstrinhos, felizmente ainda não monstrengos do “novo”. Mas dá para salvar a essência, do final do século XIX até os anos 30.
Não é uma Ouro Preto, mas não faz feio frente a outras cidades denominadas históricas.
Com o Free Shop, do lado dos hermanos, o afluxo de turistas está garantido. Mas falta ainda um bom hotel. O que paramos é o famoso BBB. Para mim tudo bem. Mas, para aqueles que querem algo mais sofisticado, não serve.
Como a cidade é pequena, bem pequena, é ainda barbada comprar um terrenão na periferia e fazer um ótimo hotel no meio de um parque. Como é a cidade de free shop mais próxima de Porto Alegre, turistas vai ser o que não vai faltar. Muitos preferem se hospedar em Pelotas que fica a uma hora e meia de Jaguarão
Mas como manutenção é uma palavra desconhecida pelo poder e pelo público.
Diria:
CONHEÇAM JAGUARÃO ANTES QUE ESTA JAGUARÃO ACABE!


PS - Rio Branco, no Uruguay, que não fica junto ao Free Shop, fica a um quilometro dele, serve para mostrar como é uma cidadezinha-vila do Uruguay, pobre, mas com dignidadade, tem apenas um restaurante, uma churrascaria, bem apresentável. O resto vale a pena uma visita de 20 minutos e tá visto. Têm muita gente que vai lá para comprar o Vimax, que faz o mesmo que o Viagra, só que custa, 1,25 reais o comprimido e é aprovado pelo Ministerio de la Salud de Uruguay, que tal vez funcione até melhor que o nosso. Este último adendo é só para não dizerem que não falei em sexo nesta edição, histórico, cultural, turística. Esta última foto é da rua do Free Shop.

3 comentários:

Ana disse...

Adoro passear em Rio Branco e Jaguarão!

Belo post!

Anônimo disse...

Estive lá no último feriado, e fiquei com a impressão de que aquelas centenas de pessoas,eram centenas mesmo,só querem saber de compras, compras, compras...
Apenas consumo, o último lançamento de perfume, o equipamento eletrônico, o tênis de marca , enfim...qualquer objeto que ao ser adquirido lhes promova a sensação de recompensa, de prazer, a falsa sensação de ser alguém especial.
Não conseguem passear,curtir, não conseguem observar a cidade.
Estão cegos pelo consumo!

Anônimo disse...

Bhá.
Teve um bagual aí que meteu o pau no pessoal que vai pra Rio Branco só pra fazer compras e só querem saber de compras, compras, compras...
Ô maluco. A maioria das pessoas só vai pra lá pra fazer compras, não tem outro motivo. É por isso incluisive que inventaram os tais dos free shops. Ignorante. Vai te instruir mais bicho sem futuro.