quinta-feira, 5 de junho de 2008

CAHIERS DU CINEMA – A VIDA DOS OUTROS

Um bom filme.
Trata da vida de um artista da antiga Alemanha Oriental e a de um policial encarregado de vigia-lo.
Vale a pena pegar para ver num fim de semana chuvoso.
Mas não estou aqui para falar do filme. Mas do ambiente do filme.
Cada vez que vejo em destes filmes, que retrata a vida em um país “ista”, seja de direita, esquerda, religioso, laico, fico pensando neste bando de idiotas que até hoje, embalados por sonhos idealísticos, pensa que alguém pode viver bem em um mundo em que não se tem, pelo menos, no mínimo, a liberdade do próprio corpo e mente.

Inquisição, nazismo, fascismo, comunismo, em todos eles tem alguém que sabe o que é melhor para os outros. Pior ainda, acha que pode obrigar os outros a acharem que é bom.
E os nossos Idealistas acreditam. Mais ainda, acreditam que vão poder ser eles próprios nestes mundos sufocantes. Que eles vão poder sobreviver.
Praticamente 60 ou 70% dos membros do Partido Comunista Soviético morreram, ou foram presos, ou torturados, durante o stalinismo. Vários compañeros Del Senhor Fidel, que agora esclerosa, viram suas vidas findarem tendo, como última visão, um cano de fuzil, ou uma corda que se esticava. Ou toda uma cúpula das SA que morreu na Noite das Longas Facas. Só como exemplo.Idealistas conseguem me deixar envergonhado de pertencer a Raça Humana e fazer com que me ruborize por eventuais idealismos que tenha tido.

Nenhum comentário: