domingo, 11 de novembro de 2007

POLÍTICOS, políticos ....

Meu queridos amigos e leitores. Nesta altura tenho que considerar cada leitor como um amigo, pois só um amigo para dar uma força a este pobre escriba comparecendo a este blog.

Quando falamos dos políticos safados, dos nossos políticos safados e populistas, é bom sermos lembrados que eles sempre existiram, sendo florescentes nos períodos de decadência.

Se não vejam este trecho de uma peça de Aristófanes há, mais ou menos, 2400 anos atrás. OS CAVALEIROS.




Salsicheiro Mas, diga-me uma coisa: como é que eu, um salsicheiro, vou me tornar um político, um líder?








Primeiro Escravo (general Demóstenes) Mas é precisamente nisso que está a sua grandeza: em você ser um canalha, um vagabundo, um ser inferior!

Salsicheiro Pois eu não me julgo digno de tamanho poder!

Primeiro Escravo (general Demóstenes) Ai, ai, ai, ai, ai, ai! O que é que te faz dizer que não te achas digno? Está parecendo para mim que tens alguma coisa de bom a pesar-te na consciência. Serás tu filho de boa família?

Salsicheiro Nem de sombra! De patifes, mais nada!
Primeiro Escravo (general Demóstenes) Homem ditoso! Que sorte a sua! Tens todas as qualidades para a vida pública!

Salsicheiro Mas, meu caro amigo, instrução não tenho nenhuma. Conheço as primeiras letras e, mesmo estas, mal e porcamente!

Primeiro Escravo (general Demóstenes) Isso não é problema! Que as conheças mal e porcamente! A política não é assunto para gente culta e de bons princípios: é para ignorantes e velhacos!

Tchê lôco, hay que hoderse pá este tal de Aristófanes.

Um comentário:

Maroto disse...

o que desanima é que nada muda