terça-feira, 10 de abril de 2007

PROTESTO!



Numa pequena viagem a Rio Grande constatei um fato que gostaria de compartilhar com vocês. O preço dos pedágios nesta estrada.
Não que eu seja contra os pedágios, bem pelo contrário. O problema deste pedágio é que seu custo me parece totalmente desproporcional ao benefício.
Até o entroncamento Rio Grande-Chuí se gasta, se não me enganei, uns R$36,00, para um carro de passeio. Um caminhão gasta bem, mas bem mais.
O que é oferecido.
A sinalização está muito boa.
O asfalto está sem buracos, mas se percebe os remendos, tanto visualmente, quanto no som e vibrações da carroceria.
Aparentemente se tem ambulância e patrulhamento da estrada.
Em nenhum lugar, a julgar pelo valor cobrado, se vêem obras para ampliação da pista, ou da pista em alguns lugares, ou um estado excepcional da pista, o que justificaria o preço cobrado.
Os acostamentos e margens da estrada, embora em ordem, no que se poderia chamar de básico, não tem nenhum tipo de cuidado paisagístico, como soe ocorrer em estradas de outros países onde se cobra pedágio. Além do que nossa exuberante flora se manifesta sem maiores coerções.
Não reclamo do pedágio da freeway, por exemplo. Parece-me uma troca justa. Em relação a Gramado e Canela idem, idem. Mas pagar o que se paga para Pelotas e Rio Grande quase beira a desfaçatez.

2 comentários:

Marcia disse...

eu me sinto assaltada. principalmente porque não vejo nenhum movimento de ampliação das pistas, e os trechos deviam ser muito mais "civilizados", digamos.

ir para Pelotas é um roubo. para Santa Maria, outro. e quando vc lembra tudo que paga de IPVA, dá vontade de sentar no cantinho e chorar.

Carlos Eduardo Carrion disse...

Hoje alguém escreveu exatamente o mesmo que eu no O SUL. . Isto mesmo, com ponto, viu D. Márcia e seu Burd.
As explicações, nos enroladês de sempre deixam a gente cada vez mais com a sensação de que se é um idiota que não entende a realidade fática.