segunda-feira, 11 de junho de 2007

O ÍDOLO - parte VIII

Neste dia estava a ratatuia toda junto. Tomando um matezito no más, em frente à lareira, curtindo a boa vida que o dinheiro do E. permitia.
Quando de inopino (o momento foi tão dramático que não caberia um simples, de repente) adentrou no recinto, todo mundo sentiu o cutuco. Mas era tarde pra bate em retirada. A não ser pulando uma janela, mas isto faria com que a emenda ficasse pior que o soneto.
Com a firmeza d’um daqueles juízes de Ultimate Fight, deu um “filhos fora”, e com um olhar daqueles que não admite uma contestação observou a saída.
Genros e nora ali ficaram, com aquele mal-estar de quem sente o intestino se irritar e não vê banheiro por perto.
-Negócio seguinte. Nunca me meti na vida de vocês, nem nos namoros de vocês. Mas, já que se meteram, eu vô me meter na de vocês.
-Herdei do meu pai 6 quadras de campo e cuidei das 12 da vó dos guris. Isto eu tenho obrigação de deixar pros meus filhos. Os campos da minha mulher o meu sogro, e os filhos dele, puseram fora. Não sobrou nada. Portanto, tudo que tá aí eu herdei, ou comprei, e estas são 398 quadras, que eu consegui com meu trabalho.
-Portanto os guris, e talvez vocês, vão aproveita-las, SE EU QUIZER. Por que, se eu não quiser, queimo uma quadra de campo por dia só pra gastar o que é meu.
Por outro lado, se eu saio com um monte de mulher é porque eu gosto de mulher. E gosto de mulher bonita, elegante, pode até ser puta, mas não as putinhas vagabundas do cabaré da .......... que o teu pai, Fulano, freqüenta.
Ou como as aluninhas que o teu pai, Cicrano, tentava comer, porque era tão desajeitado, o apelido dele, entre elas, era Tartarugão, que não conseguia nem casquinha tirar. Mas Beltrano, Mengano tiraram cascão da tua mãe e o teu pai teve de se fazer de surdo e cego prá não precisar tomar atitude.
O teu pai MM, referindo-se a nora, há anos sustenta mais duas famílias, só por que pensa que os filhos delas são dele. Mal sabe ele que dá a volta na quadra e elas chamam o chamego delas pra satisfaze-las, porque o teu pai é tão rapidinho que não dá nem tempo delas saberem o que foi que aconteceu. Quiser trago umas dez mulheres que contam a mesma história. Da tua mãe só posso dizer que é uma santa. Porque agüentar a vida inteira sem dar umazinha boa, só sendo uma santa. Vai pro céu com procissão e tudo.
Talvez tenha sido cruel, talvez se diga que não tinha que por outros no meio do bafafá todo. Mas quem somos nós para julgar fatos a tão grande distância, com detalhes que foram perdidos na polvadeira dos tempos e no furdúncio, na reboldosa das emoções e interesses em jogo.
O fato é que depois de todo este sururu, ninguém mais se meteu na vida de ninguém. Alguns tiveram que alargar os seus esôfagos para poder engolir os sapos e os lagartos; mas quem nos diz que isto não lhes tenha sido benéfico no futuro?

Nenhum comentário: