domingo, 10 de junho de 2007

Dias de Chuva










Na contramão do que gosta a maior parte das pessoas, eu adoro dias frios, chuvosos.
Este fim de semana não parou de chover. Amanhã segunda vou ouvir um monte de gente reclamando. Vou ter de dizer que eu amei.
Amo estes dias sombrios desde a minha infância. Culpa da minha mãe. Aliás dizem que tudo que somos é culpa da mãe!
Mas quando guri, em Livramento, dia de chuva eu não ia ao Grupo Escolar Rivadávia Corrêa. Mami, que era professora dizia, a meu ver, muy sabiamente:
“Não adianta ir ao colégio num dia como este. Não vai ninguém e as professoras não passam matéria nova.”
Eu adorava a sabedoria da Mami.
Portanto o Gazapina (Uma cervejaria que ficava a meia quadra da minha casa, falecida por conta das Ambev da vida –antecessoras – e da ainda incipiente globalização.) que apitasse para avisar os seus operários que era hora de acordar e entrar para trabalhar. Eu tava fora desta!
Eu estava livre. E como adorava esta liberdade. Aprendi tudo que um dia chuvoso pode proporcionar. Cama, ler a vontade, comer um monte de coisa que eu pedia para as empregadas fazerem, tomar banho de banheira y otras cositas que fui descobrindo no tempo.
Acho que isto criou um sentimento atávico que está vivo até hoje.




Grande fim de semana!!!

Um comentário:

Marcia disse...

somos dois. mas no meu caso não é culpa da minha mãe, que me fazia ir na escola mesmo abaixo de temporal.
eu que gosto, mesmo. de dias com chuva, com vento, cinzinhas.

meu pai gosta de calor e sol. argh.
quando ele dizia "hoje o dia nasceu de costas" (feio, nublado, cinzento, frio ou com chuva), eu já ficava toda feliz!!!