domingo, 6 de maio de 2007

PADRE ANCHIETA

Quando guri, na minha Macondo, sempre que se falava em um santo brasileiro, se falava na eminente canonização do Padre Anchieta.
Era uma coisa de detalhes. Coisa pra logo ali.
Mas acabamos tendo a santinha que nasceu na Itália e fez milagres em Santa Catarina e agora este santo genuinamente nacional.
Ficam-me algumas idéias.
Que paisinho (Quem souber como se escreve esta palavra me ensine, pois não a encontrei em dicionário nenhum.) pecador este nosso que, em 500 anos, conseguiu gerar só um santo, sendo a MAIOR NAÇÃO CATÓLICA DO MUNDO (sic).
Que fim levou o Padre Anchieta como santo?
(At last. Porque ele sempre foi mais famoso que o Padre Manoel da Nóbrega?)

3 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*




carrion, ou te li mal ou vc é mais liberal do que eu imaginei.
vc é um católico reclamando santinhos pra essa terra brazuca?
diz aí: vai lá beijar a mão do ratzinger?
:p




*

Marcia disse...

posso propor a tua canonização.
mas antes vc tem que operar uma cura.

Anônimo disse...

Você fala de paisínho. Ou paizínho, sei lá, pelo menos fica claro o apequenado da coisa. A prova é o povinho que o habita. Hoje pela manhã, na academia, caminhando na esteira, resolvi fazer uma brincadeira sobre o "nosso" santo, o tal Galvão. Comentei achar legal o cara ter parentes presentes na entrega de seu diploma de santo que acontecia pela manhã. Para rir um pouco comentei do orgulho da "viuva" do Frei Galvão ao vê-lo promovido. Burrice minha. A Loira da esteira da direita, surpresa exclamou: - "Mas ela ainda é viva?"
Daí, Carrion, elevemos as mãos pros céus e peçamos uma chuva de notas 100 dolares...
Marcio