quinta-feira, 19 de julho de 2007

O CULPADO

Não tenhamos dúvidas. Vai começar a caça às bruxas, no que diz respeito ao acidente com o avião da TAM.
Devo antecipar quem será o culpado.
Antes de tudo o piloto. Morto não se defende. E, se a família e amigos o defenderem, é por pouco tempo.
Depois pode ser que seja acusado alguém, ou alguns, do terceiro, ou quarto escalão, da área oficial.
E, finalmente, algum pobre coitado que deixou um furo qualquer. Um mecânico, um engenheiro de obras, um controlador de vôo (Este eu acho mais difícil porque pode envolver alguém mais alto. Além de haverem aprendido alguma coisa, sobre se defender, desde o acidente com o avião da GOL).
Ontem foi patético observar ministros defendendo o Presidente, mesmo antes de ter sido acusado. Ele pediu para seus subordinados hora e dia para terminar o caos aéreo. Acho isto, ou demagógico, ou imprudente, de vez que muitos dos problemas exigirão um tempo maior do que a nossa paciência gostaria de conceder. Meu medo é que, em função do desejo do chefão, alguns apressem a carroça além do bom senso, como parece haver acontecido com a pista do aeroporto de Congonhas, que foi entregue incompleta (Embora até agora não dê para atribuir o acidente a algum defeito nela.) Seria melhor se ele exigisse que se tomassem atitudes para melhorar a situação o quanto antes.
Patéticos também foram os do primeiro escalão, mostrando como estavam consternados, como já vinham tomando providências, como estavam prontos para novas providências.
Ou seja, vão ser tomadas um monte de medidas que, após algum tempo, por contrariarem interesses, vão, ou ser revogadas, ou cair no esquecimento.
E a minha pergunta vai continuar a mesma do artigo anterior.
- É, ou, quando será seguro embarcar num avião comercial no Brasil?

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