domingo, 12 de agosto de 2007

AINDA SOBRE OS CUBANOS

Meu caro Sean, a respeito do teu comentário no post sobre a deportação dos cubanos, queria te dizer o seguinte.
Sempre acredito que existam muitas possibilidades, até esta de eles quererem retornar à Cuba.
Imagino que deva ser difícil de viver longe, ou sem, a família. Para mim seria muito, mas muito complicado.
Mas o que é significativo para mim, na falta de novos dados, é que eles foram presos pela Polícia Federal (Pelo menos é o que saiu nas manchetes dos jornais.), depois ele retornam, meio que abruptamente (Alguém da imprensa conseguiu falar com eles, numa situação em que eles se sentissem seguros, para falar sem constrangimentos?)
Sofreram algum tipo de pressão para retornarem? A familia lá ficou. Ameaças veladas podem fazer as pessoas tomarem as decisões que quem fez a chantagem queria.
Economicamente, a curto espaço de tempo estariam garantidos. Não faltariam empresários dispostos a contratá-los, por uma boa grana, já que parecem ser muito competentes no que fazem. Isto permitiria que, além de levarem uma vida muito boa, pudessem trazer a familia para cá, ou alhures, e mandar uma grana para os que lá ficam, dando umas passagens para se visitarem. Digo permitiria se não vivessem numa prisão, chamada de Paraíso Socialista do Caribe.
História, aliás, é uma senhora muito irônica. Sabem como se chamava a prisão no Uruguai, na época da ditadura (Que era de direita e não por isto deixava de me indignar.), onde eram presos e, provavelmente, torturados os tupamaros? LA LIBERTAD!

Nenhum comentário: