domingo, 16 de setembro de 2007

Resposta a um POST



Minha querida URUBU (obviamente um pseudônimo usado em um blog).
Li teus comentários para uma moça, provavelmente uma mestranda, ou doutoranda, no qual colocas sérias restrições ao empirismo.
Gostaria de te fazer algumas observações, pessoais é lógico, pois só consigo falar por mim, e olhe lá.
Coisas como EMPIRISMO, INTUIÇÃO, só são possíveis por conta de se ter conhecimentos prévios, que foram armazenados no inconsciente e não de maneira sistemática. Um ser humano, isolado de estímulos e sem adquirir conhecimentos, praticamente não tem intuição e nem conhecimento empírico.
O problema do conhecimento PURAMENTE acadêmico, é que ele fatalmente se afasta da realidade, uma vez que os seus regrismos impedem que ele tenha a flexibilidade que a vida nos exige (Até mesmo na Física, que é a mãe de todas as Ciências – Nota: Eu não sou Físico).
Portanto, na minha opinião; e não vou dizer, propositalmente, “na minha modesta opinião”, porque acho que, se ela é muito modesta, é melhor nem expressa-la; as bancas de exame, avaliação et caterva, só teriam a ganhar com uma pitada de empirismo, e, ou, intuição, porque é daí que surge o elemento criatividade.
Ao usarmos regras, em demasia, castramos a nossa criatividade; e, o que é pior, se um dos pilares em que nos apoiamos estiver errado, inadequado, toda a nossa tese, dissertação sairá errada, ou inadequada. Que é o problema dos “ISO”.
Sem mais, agradeço desde já a vossa atenção.
Carrion, o metido.

3 comentários:

Maroto disse...

Queridíssimo Carrion - não esquente! Esta ave que vos fala é grande defensora da pesquisa empírica e só estava brincando com a MC. Só o fiz naquele tom porque tenho certeza que ela não duvidaria um segundo do caráter jocoso do comentário, pois já me viu brigando pelo valor da empiria em mais de um fórum (uma cena e tanto, voa bicada e sobra pena pra todo lado, você mesmo precisa presenciar um dia)

MC disse...

é verdade. a avezinha não deixa por menos e defende com garras e bicos a empiria no nosso mundinho acadêmico. aliás, eu também. apesar de não achar uma maravilha entrar a campo pra ver se o que eu estou propondo não é pura besteira, sei que TENHO que fazer isso. quem não faz é mais um que enche a academia de " achismos" e generalizações. meu post foi apenas um desabafo do minha falta de paciência com o trabalho " manual", mas jamais defenderia quem se nega a pesquisar empiricamente :)

Maroto disse...

ei, Carrion, agora tu apenas me ignoras e fica o dito pelo benedito? Tô com as luvas vermelhas de box nas pontas das asas, vem, vem...