domingo, 7 de setembro de 2008

PAIS & MÃES

Outro dia estava no programa “Camarote” da TVCOM, se falava na pílula do dia seguinte.
Uma ouvinte sugeriu que se proibisse a venda do produto para menores de 18 anos. Como 20% das 20% das meninas dos 13 aos 16 anos que transavam, já a haviam usado, fico imaginando quantas gravidezes precoces nos teríamos com tal medida.
Mas, o que mais me chama a atenção em certas posturas de pais é a facilidade com que eles delegam a responsabilidade de educar, e colocar limites, no governo, na escola, na sociedade. A facilidade com que se eximem, sob os mais diversos argumentos, da sua parcela de responsabilidade. E sempre por causas nobres.
“Tenho de trabalhar”, a campeã absoluta.
“Também tenho de ter a minha vida”.
“Fulano também é pai (ou mãe), ele que assuma”.
“E adianta fazer alguma coisa? Com todos estes escândalos! Com o que eles vêm na TV e agora na Internet? Com estes amigos?”.
E por aí vai.
No entanto têm aos montes bons pais e mães que também trabalham, tem de controlar as amizades dos pimpolhos, o que os filhos andam vendo na TV, ou fazendo na Internet, que sabem que a escola deve fazer algumas coisas, mas são eles que tem de fazer os outros.
E, a não ser nos casos de miserabilidade, a questão sócio-econômica não é a justificativa. É apenas desculpa.
Quem houver lido “Carta ao meu pai, do Kafka” vai entender o que é delegar responsabilidades para se eximir da sua.

2 comentários:

Luiz Antonio disse...

PARÁBÉNS! ESPERO QUE TENHAS PROVIDENCIADO O ENVIO DESSE TEXTO PARA O JORNAL. SE NÃO Ô FEZ, DÊ UM JEITO DE COLOCA-LO LÁ, COM URGÊNCIA!
VOU LINKAR PARA UM MONTE DE GENTE!

Graziela disse...

É impressionante como a hipocrisia das nossas sociedades não deixa de me surpreender. Nesses casos eu me pergunto, em que mundo essas pessoas vivem? Será que não conseguem ver a realidade como realmente é? Parabéns pela postura.