quarta-feira, 9 de julho de 2008

NO PAÍS DOS DESLUMBRADOS

Quem seguiu os meus posts sabe bem o quanto eu critiquei a proposta de lei do Aldo Rebelo, que queria proibir o uso de estrangeirismos para proteger a língua pátria. Continuo com o mesmo ponto de vista. O povo, os que escrevem, os que lêem, é que irão incorporar esta ou aquela palavra, adequando-a a nossa realidade.
Mas isto não impede que eu critique quem usa e abusa dos estrangeirismos com a
finalidade única de esnobar ou cooptar deslumbrados.
Agora está sendo lançado em Porto Alegre um prédio de apartamentos, de um e dois dormitórios, para moradores de fino trato, pela CAPA engenharia.
Pelo prospecto fico sabendo que é NEW.
Que devem ser Andy.
Terá piscina Yin Yang (O que é que isto quer dizer?)
Espaço Zen (?) (Deve ser um canto meio vazio, sóbrio, com algum estilo japonês despojado, para o cara sentar em posição de lótus, repetindo algum mantra, ou fazendo zzzzzzzzzzzzzzuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm).
New Show (Um palco para você dar um show) -Ótimo, espero que tenha uma mulherada gostosa pensando em fazer strip-tease.
Fitness Center, com Espaço Ballet e Tatame (Vão apresentar um Lago dos Cisnes a baixo de porrada, inédito, uma new language – to entrando no clima)
Pet Garden – Très Chic, os cachorrinhos vão fazer um xixizinho de luxe.
Lounge Energia (deve haver ocorrido um erro de revisão, Energy estaria mais de acordo), com churrasqueira e forno de pizza. O assador, ou pizzaiolo, estará de fraque, no mínimo.
Espaço Gourmet – Cozinha de luxo? Um lugar aonde os Gourmets vão se reunir para discutir as novidades? É fogo o cara não ser um emergente, out em relação às novidades. Acaba não entendendo nada.
New Garden – E quando ele ficar Old Garden, se destrói tudo e se recomeça do zero?
E mais um Beauty Space, um Andy Gourmet, um Fun Space, um Pop Fire (Gente, eu achei este demais, divino. Não sei o que é, mas poderia responder para os meus amigos chinelões. –Desculpa gente, mas agora não posso ir, estou no meu Pop Fire!) e at last, but not least, um Green Space (Um lugar pintado de verde, um reles gramadinho?? Oh! Dúvidas cruéis).
Playground, Home Theater, estes eu até não levo a sério, total já parecem estar incorporados definitivamente ao nosso léxico.
Mas aí vem a desilusão. Ele tem uma Lavanderia, um Bicicletário, uma copa, sistema de segurança. Pô, porque não uma laundry, a security sistem. Estes nouveaux riches sempre deixam algo incompleto....

7 comentários:

Marcia disse...

"pop fire" é um troço meio gay, néam?

LADO B disse...

Post It (mais "in" do que P.S): sorry, darling! But...você esqueceu de mencionar a grande sacada editorial do empreendimento: A revista de circulação interna (mas que também terá circulação externa feita por meninas em todas as sinaleiras do bairro).Trata-se da FACES IN ou Im a RICH and BEAUTIFUL (o nome definitivo será feito em sorteio ao vivo direto do POP FIRE transmitido em rede pelas cameras do internal securit system). Na revista Deuses e Deusas moradores do Edifício serão publicados em fotos inéditas flagradas obviamente pelas cameras do internal securyt system no uso dos diversos new spaces do empreendimento revelando então a intimidade dos ilustres. Tudo fashion, tudo shine, tudo star, tudo seven languages, diamond life, love a boy,beutiful girl, maxim enjoy, smoth operator, coast to coast, Lake to Chicago...enfim busines! Se voce não entendeu, sorry, but...you are out!

Anônimo disse...

Mon chér Carrion, bonjur, gudimórning. T'apresento uma jóia feita por Lamartine Babo feita lás pelos anos 30/40. É longa, mas divertida e mostra que essa mania de estrangeirismo vem de longe. Aproveita:
"Ai loviu forguétiscleine meini itapirú
forguetifaive anda u dai xeu no bonde Silva Manuel
ai loviu tchu revi istiven via catchumbai
independence la do Paraguai estudibeiquer Jaceguai
ou ies mai gless salada de alface flay tox mail til
oh istende oiu ou ié forguet not mi
ai Jesus abacaxi uisqui of xuxu
malacacheta independancin dei
istrit flexi me estrepei
delícias de inhame reclaime de andaime
mon Paris jet'aime sorvete de creme
ou ies mai veri gudi naiti
dubli faiti isso parece uma canção do oeste
coisas horríveis lá do faroeste do Tomas Veiga com manteiga
mai sanduíche eu nunca fui Paulo Iscrish
meu nome é Laski Enen Claudi Jony Felipe Canal
laiti endepauer companhia limitada
aiu Zé Boi Iscoti avequi Boi Zebu
Lawrence Olivier com feijão tchu tchu
trem de cozinha não é trem azul "

Maroto disse...

Espaço Gourmet eu sei o que é! É a cozinha comunal, boa e velha solução para os problemas do proletariado que não tem grana para equipar e manter uma cozinha por família. New Garden deve ser a horta coletiva - ou será que essa é o Green Space? Pop Fire o fogueirão onde se queima papel quando o inverno aperta. Para o meu gosto, ficou bem mais bonito quando chamaram as coisas pelos nomes comuns, como o bicicletário e a lavanderia. Minha dúvida cruel é como chamar quem compra apartamento num prédio desses, brega ou cafona?

Débora Elman disse...

Maroto,eu não quero chamar ninguém lá! já pensou,é tirar visto ou ter um green card!

Marcelo Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Machado disse...

Olá cara, acabei chegando até aqui através do clicRBS e da tua seção lá de assessoria sexual que sempre leio (eu sei que não era para ser assim, mas o troço é engraçado no final das contas).

Não sei se você tem alguma política de associação de blogs ao seu, mas acontece que tenho um e, caso você ache interessante, após dar uma lida, fique livre para adicioná-lo à sua lista. O nome do mesmo é "Idéias Sublimes, pensamentos Toscos" e faz comentários sobre o cotidiano de maneira geral e o endereço é esse: http://www.mzepelin.blogspot.com