terça-feira, 23 de outubro de 2012

O SEXO E NÓS


Às vezes, quando alguém se pergunta, por quê existem tantos conflitos na área sexual? Eu costumo responder. Por conta da Cultura. E Cultura não é algo se modifique facilmente. Mesmo que, APARENTEMENTE, ela tenha mudado muito de uns tempos para cá.

Nestas horas nós nos esquecemos de pelo menos uns mil anos de história recente, em que as manifestações sexuais foram severamente reprimidas, com variações de um lugar para outro. A liberação da sexualidade começa, mais ou menos há uns cem anos atrás. Mas cem anos, é apenas um décimo de mil anos.

A Igreja, que de certa maneira representava o que as pessoas pensavam, (E aí vamos nos lembrar de duas características do Ser Humano. 1ª) Entre a Segurança e o Prazer a imensa maioria escolhe a Segurança - E a segurança era poder ir para o Céu, estar bem com Deus. 2ª) O Prazer alheio é sempre uma afronta para o outro, ou outros.) normatizou a vida sexual para que, dentro de limites precisos e muito estreitos, ela não saísse do controle.

Não se transava às quintas por serem Vésperas, sexta por ser o dia da Crucificação, sábado porque era o dia do Cristo Morto, domingo por ser o dia da Ressurreição, segunda por ser o dia consagrado a Maria. Pronto, só sobraram terça e quarta, desde que não caíssem em dias feriados, ou especiais.

O sexo era um elemento para procriação, portanto, sua utilização para prazer era algo que deveria ser restringido. Daí as restrições ao sexo oral, masturbação, sexo anal, e outras manifestações sexuais quaisquer.

Isto, ao longo de mil, ou mais anos, ficou profundamente enraizado, de diversas maneiras, a nossa Cultura, gerando comportamento restritivos que nos passam muitas vezes despercebidos sem que nos demos conta.

Daí tanta gente ter conflitos na área sexual sem saber direito o por quê?

Nenhum comentário: