quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UNS VÃO PARA A HISTÓRIA, OUTROS PARA A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA

Neste episódio em que o Grêmio enfrentou o Flamengo e que, se vencesse, tornaria o Internacional, ou o São Paulo, ou o Palmeiras, campeão, me dei conta de uma coisa.
As pessoas estavam às voltas com o dilema. Vencer o Flamengo e dar o título para o arqui-rival?
Em nenhum momento um jogador do Grêmio parece haver pensado. “Eu vou dar o meu sangue e vou calar o Maracanã. Eu vou ser um novo Odublio Varela.”
“EU VOU FAZER HISTÓRIA! Foda-se se o Inter, ou quem quer que seja, for campeão. Azar se os dirigentes não gostarem. Que a torcida fique furiosa. Volto de ônibus daqui a dez, quinze dias, quando os ânimos esfriarem! EU VOU FAZER HISTÓRIA!
E com sangue, suor e lagrimas, mobilizaria o time todo, faria um novo
maracanasso, como a seleção uruguaia fez em 1950.
Mas quem sou eu para imaginar que estes pobres meninos fossem ter uma visão histórica, uma visão de estadista. Se os nossos homens públicos não têm esta visão, e deveriam tê-la, de onde foi que tirei eu esta tresloucada idéia, de que estes rapazes, cuja grande maioria irá acabar na vala comum da História, pudessem tê-la?
Dou-me conta que faltam Homens capazes de fazer História neste país. Com seu suicídio Getúlio saiu da Vida para entrar na História. Um dia antes estava quase soterrado pelo “mar de lama” que o Lacerda corneteava. No outro, era o herói máxime da defesa do povo desasistido.
Por isto é que homens como o Getúlio são inesquecíveis e a grande maioria dos nossos governantes será sepultada pelo pó do esquecimento.

3 comentários:

Renata disse...

Doutor!
Descobri teu blog hoje pela manhã, quando fui buscar sobre uma entrevista tua que li no donna, do mes de novembro. Achei genial as tuas respostas, visto que tive uma conversa com minhas amigas sobre isso na ultima terça-feira. Aprendi muito e vi também que eu não sou inteiramente doida, como eu pensava hehe Muito legal existir uma pessoa que se preocupe e se disponha a tratar de assuntos como sexo, tao abertamente. Parabéns!

Anônimo disse...

Aliás, nenhum coveiro precisará se preocupar em cavar uma grande vala para um grande político, porque isso simplesmente não existe mais.
Quando o prórpio povo se acha menos corrupto, pelo simples fato de cometer crimes "menos graves" que os praticados pelos dirigintes deste pais, é porque a coisa apodreceu mesmo. Em qualquer outro lugar do planeta, esta situação poderia ser mudada com uma revolta popular (guerra civil), mas aqui nem povo para isso tem.
Sendo assim, a melhor coisa que tem, é fazer sexo e tomar um bom vinho tinto.

Adriana Gehlen disse...

que massa isso. concordo plenamente.