domingo, 21 de novembro de 2010

OS QUE NÃO APRENDEM COM A HISTÓRIA ESTÃO CONDENADOS A REPETI-LA


Vi que o Brasil se absteve de condenar o Irã por desrespeito aos Direitos Humanos. Não entendo. Dá idéia até que a gente até pode achar feio, mas não devemos nos meter nos assuntos alheios.
Imagino a seguinte cena. Da minha janela vejo os vizinhos baterem boca. Devo me meter? Acho que não. Vejo o marido putear a mulher de cima a baixo. Me meto? Acho que não, mas se for convocado a depor num processo de separação litigiosa acho que devo fazê-lo. Vejo o marido enfiar a mão nas fuças da mulher. Creio que, no mínimo, devo chamar a polícia. Vejo que o marido está tentando matá-la. Penso que, além de chamar a polícia, se tiver algum meio, devo tentar impedí-lo de continuar em seu desiderato (chic esta). Mas se meter em assuntos de outro país, mesmo que estejam cometendo crimes, nunca. Daí da para entender porque não fizeram nada com o Hitler e o Mussolini enquanto havia tempo. Deu no que deu. E por aí vamos.
Podem alegar que outros também não respeitam os Direitos Humanos. Então que se façam moções para condená-los.
Mas o silêncio cúmplice é tão criminoso quanto o próprio crime. Pode haver uma diferença de grau, mas é crime igual.

Nenhum comentário: