sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SOBRE O COMUNISMO

Ontem assisti a propaganda do PC do B. Tudo muito lindo, tudo muito bonito, as propostas muito legais. Só fiquei a me perguntar? Porque em lugar nenhum se conseguiu instalar e manter um regime comunista sem se usar da violência e da coerção. Das KGD's, NKVD's, STASI's, "Milicias Bolivarianas"? Se esta forma de arranjo social é tão bom, porque as pessoas logo que podem fogem, mesmo a custa de suas vidas, como se viu na época do Muro de Berlim, ou ainda hoje, na travessia do Caribe para fugir do ParaisosocialistadoFidelCastro? Porque o inverso praticamente não ocorreu, e ainda hoje não ocorre? Aliás, se as pessoas quiserem ir, podem ir. Por que, hein?
O Muro de Berlin é soturno, grave, opressivo. Foi-se, e até mesmo a maioria dos que o criaram e o ajudaram a manter-se, guardas, fiscais, etc. deram graças a Deus.
Será que o pessoal do PC do B acha possível fazer um Brasil do qual um grande número não quererá fugir, ou mudar?
Perguntei a um motorista e a um garçom em Praga, pessoas dos seus 50 anos, quais eram as diferenças do tempo do Comunismo para agora. Ambos me disseram praticamente a mesma coisa.
"Naquele tempo tudo era mais amarrado, a gente não tinha perspectivas. Nos sentiamos como animais enjaulados. Os tratadores nos davam comida, nos cuidavam, nos educavam para o que eles queriam que fossemos educados, mas não podiamos sair da jaula."
E agora, como é que vocês vem a coisa?
"Olha, 60 % está satisfeito. Para 20% não faz diferença. 20% tem saudades daquele tempo."
Fez um silêncio e acrescentou.
"Mas estes eram da NOMENKLATURA e perderam os privilégios..."

Nenhum comentário: