domingo, 11 de outubro de 2009

Sobre o Comunismo - complemento

Perguntei para o motorista de táxi.
-Mas, e prá ti, como é a diferença entre a época do comunismo e agora (Isto tudo num inglês mais inteligível pela boa vontade do que pelo domínio da língua da Pérfida Albion.)?
-Pra mim em termos econômicos não mudou muito. Eu já era motorista e ganhava mais ou menos o que ganho hoje. Mas o que mudou é que eu tinha que levar a vida que eles queriam que eu levasse. Pois eu não podia comprar o que eu podia comprar, porque não havia o que comprar. Eu não podia morar onde quisesse, e sim onde eles me permitiam. Eu não podia ir onde queria, pois se precisava de autorização para ir ao exterior e esta não era concedida. Pelo menos para mim não me concederam. E nunca me explicaram o por quê. Vivia como um passaro na gaiola. De básico não faltava nada. Comida, teto, roupas básicas, estudo básico, mas em troca vivia na jaula. Hoje a minha filha está estudando em Paris, não precisei pedir autorização para ninguém e fico feliz de que ela tenha perspectivas de vida que eu não podia ter.
O dia em que o pessoal dos PC’s puder me explicar do por que tem de ser assim vou ficar bem satisfeitinho.

Nenhum comentário: