segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SOBRE CORAÇÃO E VIAGENS DE AVIÃO

Mando estas perguntas para os meus amigos e competentes colegas médicos, e se o faço aqui pelo Face é por que eu julgo o assunto de interesse público. Fui viajar para São Paulo e levei a minha coleirinha de ar para maior comodidade, até por que agora não existem mais travesseirinhos no avião. Por conta de ficar mais cômodo, sempre encho pela metade. Notei após uns vinte minutos de voo que ela estava absolutamente cheia. Entendo que isto ocorre por que, embora a cabina seja pressurizada, a pressão dentro dela é inferior a que se tinha a nível do solo. Também sei que a renovação do ar dentro da cabine dos passageiros é feita de tempos em tempos. Pergunto-me e pergunto-vos, o nível de oxigênio, obviamente mais baixo por conta da menor pressão e troca mais lenta do ar, não pode criar problemas para quem já tem problemas cardíacos de tipo isquêmico? Ou pulmonares de hipo ventilação? Ou de hipertensão instável?

Nenhum comentário: