segunda-feira, 25 de maio de 2009

SOBRE O BEM E O MAL

Desculpem-me a teologização, mas não tenho a menor dúvida que em Deus, se ele existir, o Bem e o Mal coexistem. Pois se Ele é o criador de tudo, terá também criado o Mal, mesmo que alguém me argumente que o Mal não foi criado pois é a ausência do bem. Mas quem permitiu que esta ausência fosse criada?
Por outro lado, se me falarem do livre-arbítrio, contestarei que quem cria um ser com direito a livre-arbítrio, está criando, pelo menos, a possibilidade do Mal.
A dicotomia Bem x Mal, Eros x Tanatos, ou outras, me parece absolutamente intrínseca ao ser humano, se não a própria Vida. Portanto, se existe um
criador, ele responde por Toda a Obra.
Como dizia meu amigo e filósofo diletante, Helinho Viégas. “No fundo tudo se resume a Sexo e Violência, o resto são apenas nuances destes dois”. Como dei umas pinceladas no conceito original dele, considero-me co-autor.
Mas por que estou a escrever isto? Neste espaço? Que foi criado para falar sobre o Amor e seus derivativos, prazer, sexo, beleza?
Porque nestes últimos dias uma série de notícias me chamou a atenção.
Crucificaram um sujeito numa parede.
Cortaram as orelhas de outro.
Mataram cinco em uma chacina numa cidade da Grande Porto Alegre.
Um assaltante dá um tiro e mata uma criança por que a babá não quis (provavelmente
paralisada pelo medo) desligar o alarme da casa.
Um sujeito após, o que parece ser uma discussão de trânsito, estupra, amarra em uma árvore e esfaqueia dezesseis vezes uma dentista.
Quero e vou continuar a escrever sobre sexo e prazer, mas não dava para ignorar o outro lado. Tava demais.

3 comentários:

Unknown disse...

Tá demais, mesmo. Os valores estão completamente invertidos, em toda a parte. Como advogada, vejo e escuto cada coisa.. Hj mesmo fui em uma audiência de cobrança. E tive que escutar o devedor abrir a boca para falar em ética. Vergonha na cara é item raríssimo hj em dia.

Luiz Antonio disse...

Olha, sobre a violência nem vou falar. Mas sobre DEUS, bem e o mal, coloco o seguinte:

Deus é o criador de um "projeto" maravilhoso chamado amor ao próximo, que com certeza é de suma importância aqui na terra e deve ser nas outras esferas do universo criado por ele, e pelas quais, na minha Fé, ainda transitaremos para fazer alguma coisa relacionada ao amor.
O problema é que sempre tem um insatisfeito (O DIABO) que resolve encomodar fazendo o MAL.
Então, um existe em função do outro. O BEM E O MAL em luta eterna (aqui pela terra o round tá difícil, alguém arriscaria saber o resultado atual dessa luta?)
Deus deu o livre arbitrio ao homem, justamente por ser BOM, para deixá-lo livre a fAzer o que tiver vontAde, inclusive o MAL, na certeza unica e absoluta de que somos responsáveis por nossas escolhas e pagamos sempre o preço que elas representam em nossas vidas. Cada um escolhe como quiser (BEM OU MAL). Se não fosse assim, seri ainjusto e o DEUS além de desacreditado teria que atuarar o rótulo de AUTORITÁRIO E DITADOR!

Willian disse...

Interessante o senhor falar sobre Deus, se Nele não acreditas.
Teus pressupostos sobre Deus revelam-se equivocados e, portanto, ofuscam-lhe a visão para ver a questão da forma correta. Por isso a opinião de ver Deus como criador do mal e responsável pelas mazelas vividas pelo homo "sapiens". Não se pode se enganar achando que porque o mal está disseminado que ele é maior que o bem ou que tem o mesmo "poder". Se Deus for mesmo o criador de tudo isso, então ainda há esperança. Não há que se preocupar com o futuro. Certamente Ele tem o controle de tudo, por mais que nossa mente finita não consiga alcançar Seus propósitos.
Não se pode perder também de vista que as mazelas vividas pela humanidade resultam das próprias escolhas que fazem.

Permita-me lançar mão de teus conselhos para apontar alguns caminhos (certamente há outras possibilidades, mas vamos com estas):

- Se não crês em Deus, desencana-te. Não vale à pena perder tempo com o que pensas ser fantasioso.

- Se não tens certeza sobre Deus, fé e correlatos, abra tua mente e corra atrás em pesquisar melhor o assunto sem ir pela cabeça dos outros ou de religiões.

- Agora, pensando pragmaticamente, já pensaste no caso de Deus existir mesmo e tudo que se diz Dele na Bíblia for verdade? Em tese, estarás frito. Mas se te arrependeres Ele, que mostra-se na Bíblia misericordioso, pode perdoar-te e garantir-lhe uma vida melhor aqui e no além. E, neste caso, o que tens a perder?

Abraços.