sexta-feira, 1 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA

Como não sou um infectologista e nem um virologista, estou falando como um leigo.
141 doentes nos Estados Unidos (200 e picos milhões de habitantes), 331 em todo o mundo (alguns bilhões de habitantes), infectados pela gripe suína me parecem um número pequeno para todo este pandemônio que aparece nos noticiários.
Não estou dizendo que seja um assunto a ser ignorado. Não acho que seja algo a ser deixado de lado. Menos ainda que não se tomem providências. Mas me parece estar havendo um certo exagero.
Não seria o caso de um “boi de piranha”? De uma histeria coletiva?
Serei eu o Barrabás do Pär Largekvist, que está frente ao grande fato e o ignora?

2 comentários:

Marcia disse...

não acho, porque o vírus anda matando. e gripe, normalmente, não mata. acho é temos que mudar os hábitos, parar de cumprimentar todo mundo, levar a mão à boca, essas coisas.

também fico impressionada como as pessoas lavam pouco as mãos durante o dia, cuidado básico. nem vou comentar o que vejo em banheiros femininos, é de estarrecer qualquer pessoa minimamente civilizada. se esta confusão toda servir para ensinar um pouquinho as pessoas, tá valendo.

outra coisa que me choca é ver médicos etc. de jaleco pela rua. as pessoas vão comer de aventalzinho nos restaurantes. levam tudo para o restaurante, e depois trazem mais um pouquinho de sujeira de volta pro trabalho. fico cho-ca-da. piu.

Carlos Eduardo Carrion disse...

Minha única comentarista.
É lógico que acho que se tem de controlar a gripe suína. Só acho que, com os dados que me deram,a alaúza me parece grande demais.
Todas as gripes podem matar, estão aí a gripe espanhola, a asiática, a aviária que não me deixam mentir.
Quanto aos cuidados de higiene, concordo plenamente. Outro dia um paciente meu me relatava que, num fast food famoso, o gerente mexia no $ ao mesmo tempo que servia as batatinhas. Ao ter sua atençao chamada explicou que sempre passava o gelzininho antes...