terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ao Vestibular da UFRGS

Nesta época dura de vestibular, com quotas, com candidatos a dar com um pau por uma vaga numa universidade pública, quero lembrar um dos discursos de Hernan Cortez por ocasião da conquista do império Asteca.
Sei que não é uma figura para ser vista como politicamente correta nos tempos que correm. Nem assinaria embaixo do que ele fez. Mas temos que reconhecer que com 12 cavalos, 32 armas de fogo e 4 canhões derrotou entre 100 e 500 mil soldados inimigos.
O seu discurso me parece, pois, apropriado para aqueles que pretendem conquistar o que parece inconquistável.

“Soldados de Espanha! Antes de tudo há de lutar! As caravelas mandei-as afundar, para não terdes qualquer veleidade de voltar. Há que lutar com as armas que tendes à mão. E se vo-las romperem em violento combate, então há que brigar a socos e pontapés. E se vos quebrarem os braços e as pernas, não olvidei os dentes. E se havendo feito isso, a morte chegar, mesmo assim não tereis dado a última medida de sua devoção, não! É preciso que o mau cheiro de vossos cadáveres empeste o ar e torne impossível a respiração dos inimigos de Espanha. Avante, por Deus e por Santiago”.

Ao vestibular, pois!!! A UFRGS será para aqueles que se munirem deste espírito.

Nenhum comentário: