domingo, 1 de dezembro de 2013



Quando me perguntam sobre a minha posição religiosa costumo dizer que sou ateu.  Mas a bem da verdade esta é apenas um simplificação, para não ter de explicar o que eu penso sobre o assunto.
Não acredito nas religiões.  Não acredito em homens divinos, semi-divinos, santos, etc. e tal.  Não acredito que Deus apareça para uns e não para outros.  Não levo para o lado místico quando alguém me diz que “sente” Deus, por exemplo.  Já vi tanta gente sentindo isto, ou aquilo, que acredito sinceramente que nossa mente é capaz de fabricar as mais extraordinárias sensações, ideias, sentimentos, inspirações.  Portanto sobra Deus.  E eu não faço a menor ideia de quem seja Deus.  E nem sei onde procura-lo, até porque não tenho a mais mínima ideia de quem, ou como, ele seja.  Sei apenas que ele não deve ser como me dizem que ele é, ou como está escrito.
Se Ele é onipotente, onisciente, onipresente, não teria lugar para o Diabo.  A não ser que Deus o houvesse criado.  Pois ele tudo sabe, tudo vê, tudo pode.  O Diabo só poderia existir com o consentimento de Deus.
Mas a troco de que estou eu a escrever isto aqui.
Pelo seguinte:  Entrei na cozinha e lá estava a Alix, sentada, olhando ao vazio, um olhar para o nada, frio, duro.  Imaginei o olhar de Lúcifer.  Lúcifer não tem fogo, ódio, violência.  Ele é a Ausência, a grande ausência.  Se Deus é Tudo, Lúcifer é o oposto.
Ou seja, o olhar de uma gata, que provavelmente estava olhando algum inseto que ousara entrar em seu tugúrio, desencadeou toda esta série de pensamentos e considerações.
Depois não venham me dizer que o nosso cérebro, a nossa mente, não é uma coisa sensacional, espetacular.

Nenhum comentário: