quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UNS VÃO PARA A HISTÓRIA, OUTROS PARA A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA

Neste episódio em que o Grêmio enfrentou o Flamengo e que, se vencesse, tornaria o Internacional, ou o São Paulo, ou o Palmeiras, campeão, me dei conta de uma coisa.
As pessoas estavam às voltas com o dilema. Vencer o Flamengo e dar o título para o arqui-rival?
Em nenhum momento um jogador do Grêmio parece haver pensado. “Eu vou dar o meu sangue e vou calar o Maracanã. Eu vou ser um novo Odublio Varela.”
“EU VOU FAZER HISTÓRIA! Foda-se se o Inter, ou quem quer que seja, for campeão. Azar se os dirigentes não gostarem. Que a torcida fique furiosa. Volto de ônibus daqui a dez, quinze dias, quando os ânimos esfriarem! EU VOU FAZER HISTÓRIA!
E com sangue, suor e lagrimas, mobilizaria o time todo, faria um novo
maracanasso, como a seleção uruguaia fez em 1950.
Mas quem sou eu para imaginar que estes pobres meninos fossem ter uma visão histórica, uma visão de estadista. Se os nossos homens públicos não têm esta visão, e deveriam tê-la, de onde foi que tirei eu esta tresloucada idéia, de que estes rapazes, cuja grande maioria irá acabar na vala comum da História, pudessem tê-la?
Dou-me conta que faltam Homens capazes de fazer História neste país. Com seu suicídio Getúlio saiu da Vida para entrar na História. Um dia antes estava quase soterrado pelo “mar de lama” que o Lacerda corneteava. No outro, era o herói máxime da defesa do povo desasistido.
Por isto é que homens como o Getúlio são inesquecíveis e a grande maioria dos nossos governantes será sepultada pelo pó do esquecimento.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PUBLICO-A POR QUE A ACHO MUITO IMPORTANTE

Dúvida: Dr.Tenho um filho de 22 anos, faz pouco tempo descobri que ele é homossexual, conversamos e ele me falou que há 6 meses teve uma crise quando descobriu que estava apaixonado por um amigo que é gay. Bom para mim este golpe foi fatal, pois ele já teve namoradas, sempre foi muito vaidoso, mas sempre foi "normal". ESTOU SOFRENDO MUITO, pois tenho certeza que o pai e a família não o aceitarão. Qual o melhor caminho?
Enviado em 15/11/2009 às 12h37
por mãe desesperada, 49 - Gaurama (RS)
Mãe Desesperada - O homossexualismo é uma condição humana como tantas outras. Não é doença, não é crime e não é proposital. O sujeito já nasce homossexual, provavelmente por conta da genética, mas por conta das pressões sociais segura os seus impulsos. Mas um dia eles acabam prevalecendo e a condição homossexual se revela. Agora, pensa bem, se este momento foi difícil para ti, imagina para ele que está pressionado a ser quem ele não é só para agradar os outros. Não é a toa que tantos homossexuais vão viver longe da família, ou se suicidam. Imagino que não seja isto o que tu, e a tua família desejam. Portanto deixem de ser machistas e preconceituosos e o aceitem, como a gente tem de aceitar a cor dos olhos, ou o tipo de cabelo de um filho porque ninguém é culpado por características humanas que herdamos. Se fosse uma questão de “opção”, como dizem os desinformados, quem optaria pelo caminho mais difícil?
Copiado do Dúvida Entre Lençois, do CLIC RBS

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MULHERES DEPOIS DOS 40

Balzac criou a figura da balzaquiana, aquela mulher acima dos trintas que, segundo ele, eram as que valiam a pena.
Estou convencido que, com as mudanças da vida, as que valem a pena são aquelas com mais de
40.
Explico.
Já cumpriram com os papéis impostos. Ou seja. Já casaram, já tiveram filhos, já encaminharam estes filhos, já adquiriram autoconfiança a respeito de si e de sua sexualidade, já conseguiram uma relativa independência econômica.
Ou seja, podem ser donas delas mesmas. Podem exercer o ser “EU MESMA”.
Pena que a maior parte dos homens ainda não está preparado para elas. É melhor uma ninfetinha, inexperiente e dependente del gran macho que todo sabe y todo puede, que não vai questioná-lo.
Pena que a maior parte das mulheres ainda não se deu conta disto.
Mas em todo o caso quero patentear a minha idéia.
O quente agora é uma mulher CARRIONICA, ou seja, uma que já passou dos quarenta.
E tenho dito!

PARA QUE ISTO?

Só por curiosidade digitei Brazil, no site do New York Times. Existe apenas uma citação. Diz respeito a fraude dos vistos. A notícia anterior era do dia 2 de novembro. Isto me dá a sensação de que não somos muito importantes para eles. Digitei Argentina e o resultado foi mais pobre ainda. Uruguay e a última notícia era do resultado da eleição, noticia de várias semanas atrás. Taquei então Venezuela. Duas notícias, a respeito dos bancos que foram nacionalizados. Antes delas um vazio.
Ou seja, América Latina e nada é quase a mesma coisa para eles.
Aí abro o Estadão e uma das manchetes era a compra de três bilhões de dólares em armamentos
da Rússia pela Venezuela. Mísseis Igla-S (“milhares segundo Chaves), 82 tanques T-72, 24 caças-bombardeiros Sukhoi-30, helicópteros e fuzis AK-103.
O fato do jornal da “matriz” não noticiar me dá a idéia de que isto, para eles, não tem a menor importância. Os aviões são em menor número do que os que um porta-aviões carrega, devem ser obsoletos; já devem ter um sistema antimissil que neutraliza o Igla-S e os 82 T-72 devem ser neutralizados num piscar de olhos.
Portanto, tudo me leva a crer que todas estas compras de armamento são só para poder fazer pressão nos vizinhos. Colombia e Brasil, mais precisamente. Mas sem provocar muito os “gringos”.
Minhas dúvidas são:
O que o Brasil vai fazer?
Existirão outros elementos que este escriba ignora?
Aguardo sugestões.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Estávamos eu e a Débora na av. Carlos Gomes em Porto Alegre quando eu comentei que me dava conta que nossa cidade lembrava aqueles casos em que a arteriosclerose vai tomando conta do sujeito e ele continua comendo os seus pastéis, doces, carne gorda, tudo isto regado a muito chopp. Não toma medidas efetivas para interromper o processo. O mesmo vejo ocorrer com o nosso trânsito. As medidas são paliativas e tardias.
Ai a Debora disse algo que me parece fundamental.
Não se pensa em termos de 20, 30 anos. Quando muito para um mandato. Sendo que não se leva adiante, em muitos casos, o que o prefeito anterior criara, pois jamais se deve dar colher de chá para os adversários.
A sociedade civil não se mobiliza, engenheiros, administradores, médicos e outros não apresentam planos concretos para longo prazo. Em geral a justificativa é a mesma. “Não adianta, os políticos só pensam neles mesmos, se não der voto, se contrariar interesses imediatísticos, qualquer plano vai pras cucuias. Prá que perder tempo?”
Continua-se a pensar que Porto Alegre tem 400.000 habitantes e tem todo o tempo do mundo para tomar alguma providência.
E aí vamos nós.
Uns são míopes.
Outros interesseiros.
Outros desistem.
Outros, como eu, se limitam a protestos isolados.
E la nave va... A caminho do atoleiro. Junto com a vaca que foi pro brejo.

NEGOCIATA É UM BOM NEGÓCIO PARA O QUAL NÃO FOMOS CONVIDADO - Barão de Itararé - Humorista brasileiro

Frente a série de vídeos mostrando “otoridades” embolsando o seu em bolsos, cuecas, meias, não houve quem não ficasse indignado. Alguns tanto, que uma outra máxima do Barão, “ou nos locupletamos todos, ou restaure-se a moralidade” tem de ser lembrada.
Desconfio que muitos dos indignados, talvez os mais indignados, sejam aqueles que se sentem excluídos desta “boca”.
Não estamos no país do “é dando que se recebe”?
Do “achado não é roubado”?
Do “levar vantagem, certo?”
Dos DVD’s piratas, dos espertos que usam o acostamento para driblar engarrafamentos, dos que, depois de passarem em um concurso público e do período probatório, fazem com que se tenham recordes de atestados médicos (Comparem com os empregados da iniciativa privada similar.)
São tantos os expedientes que poucos escapam, se é que alguém escapa.
É verdade que sempre se ouve como explicação que a irregularidade feita é ínfima se comparada com a que os outros fazem.
Mas com isto, de grão em grão, construímos um Everest.
Por isto, confesso, sou um pessimista, quanto ao nosso futuro com tantos desvios de conduta e de verbas.

sábado, 5 de dezembro de 2009

SOBRE NÚS E TRANSAS

As vezes me fazem perguntas que acho muito interessantes. Como este meu blog também tem a pretensão de ser de utilidade pública, resolvi por a pergunta e a resposta para vocês.

Dr. Carrion. O meu namorado quer fazer umas fotografias minhas nuas e nos filmar transando. Confesso que a idéia me atrai. Mas tenho medo. A gente sempre ouve histórias de fotos e filmes que acabam na internet. O que o senhor acha disto?
Leila, 20 anos, Porto Alegre

Em princípio me agrada a idéia de guardar uma lembrança de como já fui. Não é à-toa que a gente tira fotografias de datas comemorativas, ou de viagens. Mas...
Uma foto é um documento. No caso dos nus um documento da nossa intimidade. O filme mais ainda. Portanto, tem-se que ter alguns cuidados prévios.
Há quanto tempo conheces o teu namorado? Sim, porque precisas conhece-lo, principalmente no básico.
Ele é um cara vingativo (Mesmo tendo razão?)? Rancoroso? Um daqueles que fazem o que lhe dá na telha sem medir bem as conseqüências? Ele costuma falar sobre o que já fez com outras namoradas, ou mulheres, expondo-as? Acha “bárbaro” aprontadas deste tipo que amigos tenham feito? Se a resposta for SIM, para qualquer um destes itens, acho bom não tirares as fotos e, muito menos, fazer o filme.
Se a resposta for não, tens um bom nível de segurança para documentares uma fase que imagino bonita da tua vida, ou para se excitarem.
A foto acima me foi enviada por e-mail (spam). É um exemplo do que falo.